Português

CASA MELOTTO

Pia Societá Don Nicola Mazza - Missione di Olinda

 

A Casa Melotto, é um Projeto Educativo Mazziano para Jovens que desejam estudar.

 

A Casa Melotto nasce em janeiro de 1990, na comunidade de Brasília Teimosa, cidade do Recife. A casa era um núcleo experimental que acolhia jovens estudantes de famílias excluídas socialmente das cidades do interior do Estado de Pernambuco e os apoiava com bolsas de estudo em escolas particulares do Recife para que cursassem o Ensino Médio e assim ingressassem nas Universidades Públicas do estado de Pernambuco.

Apesar da boa iniciativa da Casa Melotto, notou-se que se estava apoiando um ensino excludente, portanto a Casa Melotto se propõe a repensar o Projeto para uma ação melhor articulada com o sistema do ensino público. E em 1999 o projeto é tranferido para o bairro do Bonsucesso, cidade de Olinda. Em uma pesquisa que envolveu operadores da Universidade Federal de Pernambuco, funcionários da Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco e educadores da Casa Melotto, que colocou os novos alicerces para o projeto, na perspectiva de dar suporte e educação complementar aos jovens do Ensino Médio oriundos da Escola Almirante Soares Dutra e com o Colégio Estadual de Olinda.

Portanto, a Casa Melotto oferece acompanhamento a jovem de modo semi-integral, ofertando um reforço escolar pela manhã. O objetivo maior do nosso projeto é contribuir com a educação de qualidade que permita aos educandos desenvolver uma autonomia nos estudos bem como atitudes de lideranças e compromisso exercendo sua cidadania de modo pleno no ambiente escolar como aquele familiar.